29 SET 2023
“CIDADES DIGITAIS INTELIGENTES” - SAAE é destaque em fórum

O Fórum “Cidades Digitais e Inteligentes”, realizado em Ourinhos, reuniu representantes de 40 municípios da região Centro-Oeste. Garça foi representada pelo Vice-Prefeito, Flávio Peres (em exercício na ocasião do Fórum), pelo secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Leandro Carvalho e membros da pasta, e pelo Coordenador de Tecnologia da Informação do SAAE, Bruno Manchini de Castro.
O evento abordou soluções e o impacto de investimentos focados na modernização e no desenvolvimento dos municípios. Durante o Fórum, prefeitos e representantes apresentaram soluções e aplicativos que já estão em uso em seus municípios e apresentado grandes resultados.
O Secretário de Inovação e Tecnologia, Leandro Carvalho, palestrou durante o evento sobre o tema "Transformação Digital na Gestão: Desafios e Lições Aprendidas", falando sobre diversas implementações que foram aplicadas na gestão pública de Garça, como o serviço de monitoramento implantado na cidade. Na oportunidade destacou, também, aos processos e sistemas de inovação adotados pelo Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Garça – SAAE, levando a Autarquia a um patamar de excelência no tocante a geração e monitoramento de dados, comunicação e economia.
Com o intuito de melhorar a comunicação e reduzir os custos com telefonia, o SAAE substituiu a telefonia analógica por telefonia IP - um equipamento que conecta dois ou mais usuários através de protocolos disponíveis na internet, permitindo ligações sem precisar de uma linha telefônica. A partir da economia gerada pela telefonia IP, foi-se instalado o sistema integrado de telefonia com internet nas Estações de Captação B1 e B2, dinamizando a comunicação com a Estação de Tratamento de Água e proporcionando tomadas de decisões mais rápidas. O conceito “SAAE sem papel” também foi adotado, a partir da implementação de sistemas informatizados para processos internos e externos como memorandos e protocolos eletrônicos.
Além disso, estão em andamento: a interligação de fibra óptica entre o SAAE, B1 e B2, interligação de fibra óptica entre a ETA de Jafa, ETE de Jafa e  o Poço Artesiano novo e também monitoramento por câmeras na B1, B2, ETA Jafa, Poço Serra Geral Jafa e Tibiriçá.
Em cumprimento ao Decreto n° 10.540 de 05/11/2020, que instituiu o Siafic, um novo Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle, os prédios dos SAAE e da Prefeitura foram interligados com fibra óptica fazendo com que todas as instituições, órgãos e poderes de um mesmo ente tenham um mesmo sistema.
Segundo o diretor do SAAE, André Pazzini Bomfim, investir em tecnologia é entender o presente para planejar o futuro. De acordo com ele, o SAAE está vivendo um novo ciclo, com a aplicação de uma gestão muito mais técnica, inovadora e tecnológica.   “Nos últimos anos o SAAE deu um salto em qualidade e modernização. O uso de novas tecnologias é imprescindível em qualquer sistema de gestão que visa eficiência, reduzir os custos operacionais e melhorar a qualidade do serviço prestado”, comentou.
Nesse sentido, Pazzini destacou ainda a implantação da telemetria, ferramenta que permite a transmissão remota de dados, e uma comunicação em tempo real das condições dos principais pontos de captação e reservatórios. Atualmente o monitoramento é feito 24 horas e em tempo real nas Estações de Captação e Recalque B1 e B2, na distribuição da Estação de Tratamento de Água (ETA), além dos reservatórios, estações elevatórias de esgoto e estações de tratamento de esgoto, e no sistema de distribuição do Distrito de Jafa.
“A telemetria nos dá os dados para planejarmos melhor e tomarmos decisões mais assertivas. Temos as informações na palma da mão. Usamos a tecnologia a favor da qualidade e eficiência dos serviços que prestamos”, concluiu o diretor do SAAE
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024