26 JUN 2023
SAAE apresenta laboratório de Análises de Efluentes
Novas tecnologias também estão sendo adotadas no tratamento e análise da água e implantadas para melhorar a eficiência no tratamento do esgoto, com destaque ao Laboratório de Análises de Efluentes com previsão de início em julho.
“A tecnologia é imprescindível e necessária, é o caminho pra alcançarmos o que que queremos: sermos referência estadual em saneamento básico.  Hoje temos um SAAE formado por servidores especializados nas áreas de saneamento, por um time experiente e comprometido em prestar o melhor serviço e avançar ainda mais, e isso faz muita diferença”, destacou o diretor do SAAE, André Pazzini Bomfim.
Segundo destacou o diretor  do SAAE, André Pazzini Bomfim, em 20 anos de funcionamento da ETE Peixe , essa é primeira vez que o SAAE está tendo um olhar voltado à melhoria da eficiência do tratamento do esgoto. “Quase metade da tarifa que nossos clientes pagam, é para o esgoto. Para a coleta, para eventual bombeamento em alguma elevatória, tratamento e lançamento no rio. A implantação de um laboratório pode parecer algo simples, mas não é. É imprescindível que devolvamos o efluente com a melhor qualidade possível”, frisou.
A partir do Laboratório de Análises de Efluentes e de novas tecnologias será possível obter dados importantes que serão armazenados da forma correta e que contarão a história dos efluentes do município.  Além disso, com a instalação da telemetria e da automação na ETE Peixe, as informações sobre coleta e vazão estarão disponíveis em tempo real.
“O SAAE de Garça vai transformar a ETE Peixe em referência regional em tratamento de esgoto. Já temos a previsão de duas obras importantes, com projetos já concluídos: o pré tratamento mecanizado e a troca do sistema de aeração”, ressaltou o do diretor do SAAE.
Conforme destacou o Prefeito João Carlos dos Santos, investir em saneamento é investir em saúde. “Não dá para ficar 15, 20 anos sem investir em saneamentos. Se queremos entregar uma cidade melhor para as próximas gerações, é preciso fazer investimentos hoje, seja na água, no esgoto, na drenagem ou destinação dos resíduos”.