27 DEZ 2021
Problemas estruturais na rede tem afetado a distribuição de água na região do João Serapião e bairros adjacentes.

Dezembro tradicionalmente é um mês de excessos. Férias escolares, crianças em casa, calor com termômetro na casa dos 35°C, 38°C, feriados e festas de final de ano. Enfim, com mais gente nas casas também aumenta o consumo de água. Desde o último final de semana, com as festividades do Natal, o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos - SAAE tem tido problemas estruturais na distribuição de água em bairros mais afastados, a exemplo do Jardim Adrianita, Jardim São Sebastião, Ecoville, João Serapião e bairros adjacentes.

O SAAE esclarece que não se trata de indisponibilidade hídrica, mas sim de problemas estruturais na rede. A grande quantidade de chácaras de lazer na região e o maior consumo de água das residências nos últimos dias exigiram um abastecimento superior a capacidade da rede de distribuição.

Segundo explicou o coordenador do departamento de Obras do SAAE, Gustavo Ricci, a equipe técnica da autarquia tem trabalhado em projetos para solucionar definitivamente o problema de distribuição nos bairros citados, mas adiantou, que não é uma intervenção com resposta imediata. Daí a importância do uso consciente da água, principalmente nesses dias em que o consumo acaba sendo maior. Nesta terça-feira, o SAAE irá realizar a interligação das redes dos bairros São Sebastião e Ecoville para diminuir os efeitos de falta d’água na região.

De acordo com o diretor do SAAE, André Pazzini Bomfim, não está descartada a possibilidade de implantar o sistema de rodízio entre os dois bairros, mas não há uma definição ainda sobre isso. “A expectativa é que, muito em breve, ambos os bairros virem um sub-setor do setor 5, contribuindo para regularização do fornecimento local e controle de perdas, a exemplo do que foi feito no setor 3 contribuindo para sanar a falta d’água na avenida da Saudade e rua Garabedh”, disse.

Também está prevista a abertura de licitação da instalação do equipamento de bombeamento no poço recém perfurado no Jardim Adrianita, reduzindo sobremaneira o impacto do consumo de água na rede que abastece os bairros supracitados. “Infelizmente existem problemas estruturais, principalmente em bairros mais novos, que afetam a distribuição da água”, destacou.

Importante destacar que Garça é um dos poucos municípios da região que tem passado pela maior crise hídrica dos último 91 anos, garantindo que a água chegue à casa dos cerca de 45 mil habitantes. A perfuração e captação de água do Sistema Aquífero Guarani, o trabalho de setorização e intervenções na rede foram medidas planejadas e estratégicas para manter e melhorar o abastecimento na cidade.