O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos acaba de disponibilizar à população o Relatório Anual da Qualidade da Água referente ao ano de 2024, documento que comprova o compromisso da autarquia com a saúde pública e a transparência na prestação de seus serviços.
A divulgação atende às exigências das normas federais, como o Decreto nº 5.440/2005, a Portaria GM/MS nº 888/2021 e a Lei nº 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor), que garantem ao cidadão o direito de receber informações claras, corretas e acessíveis sobre os serviços essenciais, como o abastecimento de água potável.
No relatório, os moradores encontrarão detalhes sobre os mananciais utilizados, processos de captação e tratamento, além dos resultados das análises físico-químicas e microbiológicas realizadas regularmente em 46 pontos estratégicos do município. Todos os dados demonstram que a água fornecida pelo SAAE está em conformidade com os padrões de potabilidade estabelecidos por lei.
Por que isso é importante?
A publicação do relatório anual é uma obrigação legal e uma ferramenta essencial de prestação de contas à sociedade. Ela permite que o consumidor tenha conhecimento sobre a origem da água que consome, os cuidados no tratamento e os parâmetros que garantem sua potabilidade, como turbidez, cloro residual, coliformes e Escherichia coli.
Como acessar o relatório?
Para facilitar o acesso da população, o SAAE irá disponibilizar nas faturas de água emitidas neste mês de julho, um QR Code. Basta apontar a câmera do celular para o código e acessar diretamente o relatório no site oficial.
Também é possível consultar o documento seguindo este passo a passo:
- Acesse o site: www.saaegarca.sp.gov.br
- No menu, clique em " INFORMAÇÕES ÚTEIS" e clique em "Relatório Anual da Qualidade da Água - 2024"
- Clique no link para abrir o arquivo em PDF e consulte todas as informações
Em caso de dúvidas, o relatório também pode ser solicitado presencialmente no Setor de Atendimento ao Público do SAAE, localizado na Rua João Bento, 40 – Cascata, de segunda a sexta, das 8h às 16h, pelo telefone 14 3407-2480 e WhatsApp 14 98146-33-63.
Com essa iniciativa, o SAAE consolida seu compromisso com a qualidade, a transparência e o bem-estar de todos os cidadãos de Garça.