O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) de Garça celebra, no próximo dia 26, 55 anos de criação, dedicados a garantir água de qualidade para os mais de 44 mil habitantes do município. Com 130 servidores, o SAAE tem se destacado pela gestão cada vez mais tecnológica, atendendo às necessidades de aproximadamente 19 mil clientes.
Nos últimos anos, o SAAE iniciou um processo de inovação, migrando processos analógicos para o digital, adotando sistemas de telemetria e uma gestão focada no presente e no futuro.
MACROMEDIDORES - Para melhorar a eficiência no consumo dos recursos hídricos, foram implantados macromedidores – hidrômetros maiores e mais precisos – que monitoram a quantidade de água distribuída à população pela Estação de Tratamento de Água (ETA).
Além da distribuição, o monitoramento das vazões nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) é crucial para analisar perdas e ajustar o tratamento conforme as necessidades, garantindo a eficiência do sistema.
SISTEMA GIS - Com um olhar inovador e tecnológico e cada vez mais preocupado com a redução dos vazamentos e perdas nas redes de distribuição, o SAAE conta agora com um Sistema de Informação Geográfica (SIG) ou GIS, do inglês Geographic Information System, uma tecnologia avançada de monitoramento que revoluciona a forma como a autarquia gerencia suas redes de água e esgoto. Este sistema oferece acesso a todos os pontos da rede, possibilitando a atualização cadastral das redes de maneira simples e eficaz. O sistema GIS, auxilia na compreensão de padrões de funcionamento das redes, mapeia pontos críticos de maneira intuitiva e permite análises mais assertivas, uma vez que se baseia em consumos reais medidos e no posicionamento real das redes. “Ao integrar dados de localização com informações descritivas, o SIG oferece uma visão abrangente do ambiente físico e humano, permitindo uma tomada de decisões mais informada e eficaz”, explicou o gerente de Engenharia do SAAE, Gustavo Ricci.
LEITO DE DRENAGEM - A modernização do SAAE também reflete um compromisso com a preservação ambiental e a gestão responsável dos recursos hídricos. As obras de construção do leito de drenagem da ETA de Garça, previstas para serem concluídas até julho deste ano, representam um marco para a sustentabilidade com o descarte adequado do lodo gerado na Estação de Tratamento de Água.
ESGOTO – O SAAE também chega aos seus 55 anos com um olhar atento à melhoria da eficiência do tratamento de esgoto. Na ETE Peixe, a implementação de um novo sistema mecanizado no tratamento preliminar promete aumentar a eficiência do sistema e a preservação ambiental. O coordenador de Qualidade de Efluentes, Carlos Henrique Ortolan, destaca que os novos equipamentos para a mecanização do tratamento preliminar desempenham um papel fundamental na remoção de sólidos e detritos, agilizando e melhorando a eficácia do processo.
COMPROMISSO - O diretor executivo do SAAE, André Pazzini Bomfim, atribui o sucesso do SAAE à dedicação dos servidores. Ele ressalta o compromisso da equipe, que trabalha incansavelmente, mesmo nos finais de semana, para atender às necessidades dos clientes. “É com muito orgulho que celebramos os 55 do SAAE como uma autarquia jovem e inserida no mundo digital, onde as novas tecnologias não só melhoram a qualidade e eficiência dos serviços, mas também aprimoram o atendimento ao cliente”, concluiu.