10 ABR 2023
346 visualizações
Programa de Educação Ambiente atender cerca 500 alunos no mês de marçoO Programa de Educação Ambiental “De onde vem, para onde vai”, realizado por meio da parceria entre o SAAE e as secretarias de Edu
O Programa de Educação Ambiental “De onde vem, para onde vai”, realizado por meio da parceria entre o SAAE e as secretarias de Educação e Meio Ambiente, atendeu, no mês de março, cerca de 500 alunos das redes municipais, particulares e de outros municípios, que participaram de visitas monitoradas à Estação de Captação e Recalque B2 e à Estação de Tratamento de Água - ETA.
Este ano a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu como tema de debates “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, usando para isso a fabula do beija-flor que apaga o incêndio carregando gotas de água em seu bico. O objetivo é discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento.
Neste sentido, o SAAE, SAMA e Secretaria da Educação provocou os alunos durante as vistas e em atividades realizadas dentro e fora das salas de aula a repensarem suas atitudes em relação ao uso e consumo de água em casa, na escola, na comunidade, enfim, nas suas vidas, assumindo o compromisso de mudanças nas ações de trato da água.
A fábula do Beija-flor
Era uma vez uma floresta, onde um incêndio teve início. Todos os animais fugiram para salvar suas vidas. Eles ficaram à beira do fogo, olhando para as chamas com terror e tristeza.
Acima de suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram a ele o que estava fazendo:
– Estou voando até o lago para pegar e usá-la no combate ao fogo.
Os animais riram dele e disseram:
– Você é louco! Você não vai conseguir apagar o incêndio!
E o beija-flor replicou:
– Estou fazendo aquilo que posso.
O Beija-flor está ajudando a solucionar o problema, gota a gota. Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo.
Você também pode ser um Beija-flor. Cada atitude sua, não importa qual pequena seja, ajudará a solucionar a crise global da água.