07 MAR 2023
313 visualizações
SAAE repassa venda de caixas de instalação de hidrômetros para lojas autorizadaso SAAE – Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Garça deixará de comercializar, a partir de março, as caixas de proteção
o SAAE – Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Garça deixará de comercializar, a partir deste mês, as caixas de proteção de hidrômetro, ficando as empresas de material de construção autorizadas a realizar a venda respeitando os padrões adotados pela Autarquia. Com isso os clientes terão a liberdade de adquirir a “caixinha” em outros estabelecimentos, inclusive, junto com os demais materiais de construção, se for o caso.
Cada caixa de medição é formada por uma caixa de proteção de hidrômetro, com 349 mm de altura, 383 mm de comprimento e 129 mm de profundidade, fabricada em polipropileno, na cor cinza, com garantia de três anos; um tubo camisa 50mm (1.1/2”) PVC branco; uma curva de 90º raio longo de PVC branco rígido 50mm (1.1/2”), com bolsa; um registro de latão diâmetro ¾” (deve ser instalado logo após a saída da caixa); um adaptador PEAD com registro PVC azul – cabeça estriada 20mm x ¾”; um cotovelo PVC azul de ¾” x ¾”; um hidrômetro padrão que ficará lacrado e posicionado na parte frontal; dois tubetes, duas porcas e duas arruelas de dimensões adequadas para instalação do hidrômetro; dois lacres antifraude para proteção das extremidades; um lacre antifraude interno, colocado na extremidade de saída do hidrômetro; conexões para ligação na rede e tubo confeccionados em PEAD e um lacre externo para vedação da caixa de proteção de hidrômetro.
Atualmente a caixa de hidrômetro é vendida, exclusivamente, pelo SAAE, dentro do seguinte procedimento: o pedido e a retirada do boleto são feitos no balcão do atendimento, para posterior pagamento em casa lotérica ou agência bancária. Feito o pagamento, o comprovante deve ser apresentado novamente no balcão do atendimento para a retirada do kit. Com a transferência da venda para as lojas especializadas, todo o processo passa a ser feito em um único lugar, e mais, com opção na forma de pagamento. Ou seja, facilidade para o consumidor.
Importante destacar que a instalação da caixa deve ser feita pelo morador ou responsável pelo imóvel conforme as orientações contidas no Manual de Instalação. A partir daí, basta solicitar a ligação da água junto ao SAAE.
A adoção do equipamento nesse formato, que é afixado na parede do imóvel, está regulamentada pela Portaria 2.918 de 24 de janeiro de 2014, com o propósito de criar um padrão de ligação mais duradouro e eficiente.
INSTRUÇÃO - O equipamento deve ser colocado no alinhamento predial, com acesso total para leitura e eventuais serviços de manutenção, respeitando a altura mínima de 0,70 metro e máxima de 1,50 metro da parte superior da caixa até o piso acabado da calçada. Não é permitida a obstrução da caixa-padrão por grades, portões, cercas e tapumes. O tubo camisa (corrugado) deve estar embutido na alvenaria (chumbado) e a sobra deve ficar abaixo do nível da calçada, no mínimo, 0,30 m e, no máximo, 0,40 m.
Outra recomendação é deixar o número da residência visível, para facilitar a identificação da casa. No caso de loteamentos em construção, o número precisa estar perto da caixa do hidrômetro.