30 MAI 2022
SAAE inaugura poço profundo no distrito de Jafa
O SAAE inaugurou no último dia 17 de maio, o Poço Tubular Profundo “Serra Geral I”. Com 343 metros de profundidade, a obra melhora e expande o abastecimento de água potável para o Distrito de Jafa. De responsabilidade do SAAE (Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Garça), o poço começou a ser perfurado em 2017, com previsão inicial de uma vazão de 25 mil litros/hora e surpreendeu, inclusive os geólogos da obra envolvidos na perfuração, com uma vazão de 80 mil litros/hora, muito acima do esperado.
O novo poço foi ativado através de um aplicativo de celular, desenvolvido especialmente para controlar a vazão de água e auxiliar nas tarefas de controle de distribuição. Coube ao prefeito João Carlos acionar o moderno sistema.
O diretor do SAAE, André Pazzini Bomfim agradeceu sua equipe e pontuou que a expectativa inicial de vazão do poço foi superada. “A gente tinha uma expectativa nesse poço de, aproximadamente, 25 mil litros por hora, que é uma quantidade boa que daria para abastecer o distrito como ele é hoje. Mas o geólogo da obra, o Zanardi, me ligou falando a seguinte frase, ‘André, eu não consigo mais perfurar esse poço de tanta água que ele deu’. Era algo em torno de 80 mil litros por hora, muito a cima do que a gente esperava”, relatou.
De acordo com André, apesar disso todo o sistema foi instalado para uma captação de em média 40 mil litros por hora, o suficiente para substituir os pontos de captação utilizados atualmente, ou seja, os dois poços do Sistema Aquífero Bauru e uma mina. “Nenhum desses sistemas serão desativados, mas sim preservados. Hoje, Jafa conta com um abastecimento suficiente para atender ao crescimento e ao desenvolvimento do distrito para as próximas décadas”, frisou.
O vice-prefeito Flávio Aparecido Peres também agradeceu os trabalhos executados pela autarquia, que irão melhorar e auxiliar no desenvolvimento, tanto do Distrito de Jafa quanto de Garça. Além disso, ressaltou a importância deste bem mineral. “Água é vida, então nós temos que ter água com qualidade”.
O prefeito João Carlos dos Santos pontuou que em 2017 foram definidos vários projetos que, desde então, foram executados para melhoria do Distrito de Jafa. “O que nós acreditamos e desejamos é desenvolver o nosso município e aqui tem um símbolo do desenvolvimento do Distrito de Jafa”, declarou, salientando que o poço também fará o abastecimento do novo Distrito Empresarial, que está em desenvolvimento.

Vereadores destacam a importância do poço para o desenvolvimento do distrito

Presentes à inauguração os vereadores Rodrigo Gutierres e Lucas Cateto, moradores do Distrito, agradeceram o empenho do Poder Executivo, por meio do SAAE e destacaram a importância do poço para garantir, ainda mais, segurança hídrica para Jafa.
“Esse é um importante investimento para Distrito que tem crescido e vai crescer ainda mais, com os novos loteamentos e, em breve, com a inauguração do Distrito Empresarial”, destacou o vereador Rodrigo Gutierres.
“Só temos que agradecer e destacar o trabalho do SAAE e de todos os seus servidores para que o poço fosse entregue, garantindo a manutenção da segurança hídrica para Jafa, e ao Poder Executivo por acreditar no potencial do nosso distrito”, disse o vereador Lucas Cateto. Também prestigiaram o evento o presidente da Câmara Municipal, Rafael Frabetti, e o vereador Tenente Almeida. que tem propriedade rural no Distrito. (Fonte: Jornal Mais)

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024