Enviado por: Maria Cristina Meirelles em 16/04/2021 15:18:08 122 leituras

Notícias SAAE faz adequações para garantir a segurança no ambiente de trabalho

SAAE faz adequações para garantir a segurança no ambiente de trabalho

Oficina é o primeiro setor a passar por adequação, de acordo com a NR12

Com aproximadamente 140 funcionários, o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Garça (SAAE) conta com um trabalho intenso e contínuo realizado pelo setor de Segurança do Trabalho, responsável por propor ações, projetos e medidas que garantam aos colaboradores total segurança no ambiente de trabalho, seja pela obrigatoriedade dos usos dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, seja, implantando mudanças internas com o objetivo de cumprir as normas regulamentadoras e, principalmente, preservar os servidores de acidentes de trabalho.

Dentro desse princípio, a oficina da autarquia, em conjunto com o Departamento de Obras e Serviços, começou nesta semana a passar por um processo de adequação interno, com dimensionamento das áreas de circulação em torno das máquinas, respeitando os critérios da autoridade competente e medicina do trabalho.

O projeto de adequação prevê ainda áreas reservadas para corredores e armazenamento de materiais, devidamente demarcadas com faixas nas cores indicadas pela NR26.
De acordo com responsável pela Segurança do Trabalho, Elaine Aparecida Bueno de Paula, e membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, toda mudança implantada visa a segurança dos funcionários, neste caso, os do setor operacional que utiliza máquinas e equipamentos que requerem espaços mais seguros. “Essa é missão da Segurança do Trabalho: implantar ações voltadas ao bem estar do trabalhador, com o objetivo de controlar os riscos aos quais os servidores são expostos em suas atividades”, afirmou.

As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. (1.1, da Norma Regulamentadora 1 – NR-1, Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978).