Enviado por: Bruno Manchini em 29/09/2020 20:18:05 339 leituras

Notícias ESTADO DE ALERTA DESLIGAMENTO DAS BOMBAS

ESTADO DE ALERTA DESLIGAMENTO DAS BOMBAS

O SAAE – Serviço Autônomo de Águas e Esgoto – está há um bom tempo solicitando a colaboração da população quanto ao consumo de água no dia a dia.

Atualmente a captação não está no nível normal devido às chuvas abaixo dos índices históricos verificados. 

Segundo informou Ulysses Bottino Peres, diretor-executivo do SAAE, “desde segunda-feira, dia 21 de setembro, duas das cinco bombas que enviam água para tratamento na cidade estão sendo desligadas a partir das 21 horas. Escolhemos este horário porque é após o pico de consumo. Diante desse desligamento nós vamos observar qual é o comportamento do sistema nesta situação. Tudo isso visando que não falte água durante o dia para a população”

Ulysses faz um alerta, mais uma vez: “Muita gente ainda não está observando esta questão do uso racional, e hoje nós tivemos que parar a bomba da estação B2. Isso significa que não está chegando água para ser tratada na estação de tratamento. Então, para que se evite um mal maior que seria o desligamento de bombas ou fechamento de setores durante o dia, nós queremos solicitar à população que, por favor, use água com consciência para evitar o desabastecimento devido à questão climática que enfrentamos neste momento”.

O que o SAAE está fazendo para resolver o problema? 

Para resolver o problema de vez, o SAAE já licitou e deve começar em outubro a perfuração de um poço tubular com 850 metros de profundidade que vai trazer água do aquífero Guarani para ser tratada e distribuída aos garcenses. Ulysses explica o motivo do investimento na perfuração deste poço: “Garça é uma região de nascente de rios, isto faz com que a vazão de água seja pequena, o que faz com que toda a nossa captação dependa da captação superficial que também depende da situação climática que está bem abaixo do normal desde o ano passado”.

A previsão é que a obra seja concluída até junho de 2021.

Fonte: www.garca.sp.gov.br