Enviado por: Bruno Manchini em 13/05/2020 11:07:48 9 leituras

Notícias BAIXO NÍVEL DE CHUVAS ECONOMIZE!

BAIXO NÍVEL DE CHUVAS ECONOMIZE!

Chuvas abaixo da média histórica preocupam quando o assunto é captação de água em Garça. Aqui ainda fazemos a captação de superfície devido à cidade ser nascente dos rios Aguapeí e Peixe.

O diretor executivo do SAAE - Serviço Autônomo de Águas e Esgoto -, Ulysses Bottino Peres, solicita atenção de todos: “A preocupação é que o índice de chuvas foi muito abaixo do esperado nestes quatro primeiros meses do ano, especialmente março e abril. Isto influencia na nossa captação de água, causando uma queda de produção. E hoje temos as pessoas por mais tempo nas casas devido à pandemia do novo coronavírus, o que ocasiona um maior consumo. Nós reforçamos o pedido para que os garcenses evitem lavar a frente das casas, lavar carros, diminuindo a utilização da água neste momento”.

Este é assunto que sempre vem à tona quando as chuvas diminuem. E, com certeza, muitos moradores devem estar questionando: o que o SAAE está fazendo para oferecer uma maior segurança na produção de água para a cidade? Ulysses responde: “Agora em maio estamos abrindo a licitação para a perfuração de um poço tubular profundo que vai retirar água do aquífero Guarani. É um poço com aproximadamente 850 metros de profundidade e que deve ter uma produção entre 200 e 400 mil litros de água por hora. Com esta obra podemos afirmar que a cidade vai ter um conforto quanto à produção de água para muitos anos à frente”.

Ainda segundo Ulysses, a previsão para que este novo poço tubular profundo esteja captando água do aquífero Guarani é para o fim deste ano de 2020.

Mas a solicitação, neste momento, é que os munícipes utilizem a água racionalmente evitando que seja necessário realizar racionamento ou mesmo um rodízio de abastecimento de água entre os bairros da cidade.

Fonte: www.garca.sp.gov.br