Enviado por: Bruno Manchini em 24/08/2018 08:12:04 83 leituras

Notícias IMPRENSA FAZ ALERTA SOBRE ECONOMIA DE ÁGUA

IMPRENSA FAZ ALERTA SOBRE ECONOMIA DE ÁGUA

Apesar da campanha de conscientização realizada pelo SAAE para que a população de Garça economizasse água, principalmente até a volta em operação do principal reservatório da cidade, no sábado passado, dia 18, o abastecimento da cidade ficou em estado de alerta, com apenas 30% da capacidade de reservação.

Essa situação preocupante fez com que o SAAE chamasse a imprensa para uma coletiva na manhã desta quinta-feira. Compareceram os veículos de comunicação de Garça: Jornal Mais, Jornal Debate, Rádio Universitária, Rádio Centro Oeste, site Garça Web e mídia social Garça News. De Marília vieram equipes da TV Record, TV Tem, Jornal Cidade e Rádio Campestre FM.

“Se a população não colaborar irá faltar água na cidade e teremos que fazer racionamento. É exatamente isso que queremos evitar”, afirmou o diretor executivo do SAAE, Ulysses Peres Bottino.

As obras de recuperação do principal reservatório iniciaram no último dia 6 e devem durar até o início de dezembro. O consumo de água é monitorado diariamente para evitar um colapso no abastecimento.

O reservatório em obras é responsável por fazer a distribuição de água tratada para os demais. Ele está localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) e sua capacidade é para 4.800.000 litros de água. Construído há 57 anos, nunca havia passado por um processo de recuperação completo, portanto, sua estrutura ficou comprometida pela ação do tempo, com pilares corroídos, fissuras e rachaduras que provocavam grande desperdício de água.

O objetivo da reforma é recuperar a estrutura do reservatório, prolongando a sua vida útil e diminuindo em até 15% a perda de água tratada. Ao final da obra, o SAAE espera disponibilizar mais 720 mil litros de água tratada a mais para a população.

DICAS DE ECONOMIA

Se cada morador de Garça reduzir o tempo do banho de 10 para 5 minutos, por exemplo, a cidade economiza mais de 3,5 milhões de litros de água por dia. Volume suficiente para abastecer 13 mil pessoas diariamente.

Feche a torneira enquanto escova os dentes. Uma torneira aberta consome, em média, 2,4 litros de água por minuto.
Utilize a máquina de lavar roupas só quando estiver cheia e ligue, no máximo, três vezes por semana;
Reaproveite a água da máquina de lavar roupas para lavar o quintal.
Antes de lavar pratos e panelas jogue no lixo orgânico os restos de comida;
Deixe a torneira fechada enquanto estiver ensaboando a louça;
Lave o carro utilizando balde e pano;
Não lave calçadas. Utilize a vassoura;
Molhe as plantas com regador;
Elimine vazamentos, observando caixas d’água e descargas de vasos sanitários;
Troque as torneiras que estiverem pingando.

Fonte: www.garca.sp.gov.br