Enviado por: Bruno Manchini em 30/07/2018 14:30:56 57 leituras

Notícias INVESTIMENTOS EM SANEAMENTO BÁSICO

INVESTIMENTOS EM SANEAMENTO BÁSICO

Aconteceu na manhã de segunda-feira, dia 30, uma entrevista coletiva no gabinete do prefeito municipal, João Carlos dos Santos.

O diretor-executivo do SAAE, Ulysses Bottino Peres, também participou, já que o assunto foi o saneamento básico.

Aos presentes o prefeito falou sobre as obras da Funasa - Fundação Nacional de Saúde - que continuam no município com a substituição da rede de abastecimento de água e construção de novos reservatórios, a reforma da estação elevatória do Córrego Barreiro, no bairro Paineiras, do emissário de esgoto no bairro Morada do Sol, da reforma da ETEs - Estações de Tratamento de Esgoto - do rio do Peixe e do Tibiriçá, a contratação dos planos de estudo para a nova estação de tratamento de esgoto do distrito de Jafa e do início da reforma do principal reservatório de água de Garça, que é subterrâneo e tem capacidade para 4.800.000 (quatro milhões e oitocentos mil litros) mas que já não trabalha com esta capacidade há um bom tempo devido às rachaduras que existem na estrutura e acabam por diminuir sua capacidade para , no máximo, 3.000.000 (três milhões) de litros de reserva.

"Sabemos que os políticos não gostam de anunciar investimentos em obras que ficam enterradas, mas temos que olhar para o futuro e fazer os investimentos necessários. Excluindo os investimentos da Funasa, da ordem de R$ 10.000,00 ( dez milhões de reais), dentro do nosso planejamento serão cerca de R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais), dos quais metade de recursos próprios e a outra metade estaremos viabilizando com união e estado. Este planejamento ultrapassa o nosso mandato, que vai até 2020, mas não podemos pensar em mandato, temos que pensar em governo, e o caminho para que a nossa população não sofra com desabastecimento de água e tratamento de esgoto será alinhado e traçado. Caberá ao próximo adminstrador executar ou não as obras que nós ainda não tenhamos realizado. Para isto é necessário que o SAAE mantenha seu funcionamento corretamente e possa oferecer superávit viabiizando os investimentos próprios", enfatizou o prefeito João Carlos.

 REFORMA DO MAIOR RESERVATÓRIO DE ÁGUA DE GARÇA

O diretor-executivo do SAAE, Ulysses Bottino Peres, falou sobre a necessária economia de água da população: "Nós iremos iniciar no próximo dia 6 de agosto a reforma do reservatório que foi inaugurado em 1.961 e que já era necessária. Será uma obra de cerca de 120 dias. Durante o período de reforma nós pedimos aos munícipes que economizem água, evitando lavar quintais, frente de residências e empresas, seus carros e motos, para que não falte água para beber, para cozinhar, para tomar banho. Só com o esforço coletivo não teremos racionamento", reforçou Ulysses.

O reservatório a ser reformado já começou a ser esvaziado visando o início dos trabalhos no próximo dia 6 de agosto.

Fonte: www.garca.sp.gov.br