Notícias: CAPACITAÇÃO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO

Enviado por: Bruno Manchiniem 14/12/2017 14:30:00 125 leituras

O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) está promovendo a capacitação de seus servidores, com um curso sobre a Norma Reguladora (NR) 33, trazendo orientações sobre segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados. O treinamento contou com aulas teóricas e práticas, com todos aprendendo as técnicas necessárias durante simulações que foram realizadas.

De acordo com Fernando Aranha, técnico de segurança do trabalho e bombeiro militar responsável pelas aulas, o objetivo do curso era estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, para garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

“Foram oito horas de teoria e oito horas de prática. Eles estão participando de uma simulação em casa de fumaça e também aprendendo a trabalhar com tripé para salvamento em espaço confinado. É importante destacar que nunca fazem este tipo de trabalho sozinhos. Sempre estão em dupla, com o ‘vigia’ e o ‘trabalhador’. Em caso de imprevisto com o ‘trabalhador’, o ‘vigia’ fará o seu socorro”, destacou Aranha.

Durante o treinamento é possível verificar se algum servidor possui algum tipo de fobia por ficar em espaço confinado. Assim que isso é identificado, ele passa a ficar responsável apenas pelo trabalho de “vigia”. A capacitação foi realizada durante três dias, com os servidores sendo divididos em turmas.

É considerado um “espaço confinado” qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

Fonte: www.garca.sp.gov.br