(1) 2 3 4 ... 35 »
  Enviado por Bruno Manchini em 14/12/2017 14:30:00 (4 leituras) Licitações

O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) está promovendo a capacitação de seus servidores, com um curso sobre a Norma Reguladora (NR) 33, trazendo orientações sobre segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados. O treinamento contou com aulas teóricas e práticas, com todos aprendendo as técnicas necessárias durante simulações que foram realizadas.

De acordo com Fernando Aranha, técnico de segurança do trabalho e bombeiro militar responsável pelas aulas, o objetivo do curso era estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, para garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

“Foram oito horas de teoria e oito horas de prática. Eles estão participando de uma simulação em casa de fumaça e também aprendendo a trabalhar com tripé para salvamento em espaço confinado. É importante destacar que nunca fazem este tipo de trabalho sozinhos. Sempre estão em dupla, com o ‘vigia’ e o ‘trabalhador’. Em caso de imprevisto com o ‘trabalhador’, o ‘vigia’ fará o seu socorro”, destacou Aranha.

Durante o treinamento é possível verificar se algum servidor possui algum tipo de fobia por ficar em espaço confinado. Assim que isso é identificado, ele passa a ficar responsável apenas pelo trabalho de “vigia”. A capacitação foi realizada durante três dias, com os servidores sendo divididos em turmas.

É considerado um “espaço confinado” qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

Fonte: www.garça.sp.gov.br

  Enviado por Bruno Manchini em 08/12/2017 14:50:00 (18 leituras) Notícias

O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) possui uma bancada de testes para aferir os hidrômetros dos garcenses. A autarquia municipal está realizando a substituição dos aparelhos de medição na cidade, para detectar a submedição e evitar o desperdício. Quem tiver dúvidas sobre a situação do seu hidrômetro, pode solicitar uma aferição.

 

De acordo com o auxiliar de manutenção do SAAE, João Luiz Teixeira, a bancada para testes foi adquirida em 2016, para aferição dos hidrômetros novos e usados da cidade, para evitar as perdas de água. Ele explicou que a bancada é certificada pelo Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

 

“Essa bancada serve para confrontarmos os novos hidrômetros que chegam de fábrica, para sabermos se eles estão aptos para serem destinados aos consumidores. Também utilizamos para a verificação dos hidrômetros dos moradores, em caso de reclamações, para saber se o equipamento realmente está marcando errado, se o consumo do consumidor aumentou ou outra situação que poderemos detectar”, disse Teixeira.

 

Segundo o diretor executivo do SAAE, Ulysses Bottino Peres, os novos aparelhos visam a detectar a submedição, evitando, assim, desperdícios. Aproximadamente cinco mil hidrômetros estão sendo substituídos no município, visando uma medição correta sobre o consumo das residências, uma vez que cada equipamento tem vida útil de aproximadamente cinco anos.

 

“Com essa substituição dos hidrômetros vamos fazer uma medição correta do que o cliente consome por mês. A partir deste momento, a bancada está voltando a ser utilizada e quando trocarmos um hidrômetro, se o consumidor acreditar que não está gastando o que consta na medição, vamos poder fazer essa aferição, do hidrômetro novo e do velho, mostrando para ele o que estava acontecendo”, disse Ulysses.

Aproximadamente cinco mil hidrômetros devem ser substituídos em Garça, totalizando cerca de 28% das instalações de água na cidade, com o objetivo de diminuir as perdas. Trata-se de projeto que utiliza recursos provenientes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Atualmente no Brasil, cerca de 40% da água tratada é perdida, sendo que o objetivo é fazer Garça alcançar um padrão europeu, onde a perda é menor, em torno de no máximo 20%.

Fonte: www.garca.sp.gov.br

 

  Enviado por Bruno Manchini em 08/12/2017 14:40:00 (13 leituras) Notícias

O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) de Garça está implantando um sistema de controle e acompanhamento de toda a sua frota, que já está dando resultados positivos, com a queda no abastecimento dos veículos, gerando economia para a autarquia. Todos os lançamentos de notas dos gastos de manutenção, que estavam em atraso, também foram colocados em ordem com o novo sistema.

 

De acordo com a assistente administrativa Julielen Geronimo da Silva, que está atuando no controle da frota do SAAE, a implantação do novo sistema vem ocorrendo desde o mês de abril. Ela explicou que todos os lançamentos de notas dos gastos com os veículos estavam atrasados, não sendo possível realizar um controle efetivo dos valores que estavam sendo utilizados.

 

“Estava tudo meio atrasado, mas colocamos em ordem. O abastecimento também até então era um pouco desorganizado, sendo que agora está tudo certo. O pessoal abastece o veículo e já fazemos o lançamento aqui no computador. Por enquanto ainda estamos fazendo manualmente, mas a intenção é informatizar todo este processo no sistema”, disse Julielen.

 

Ela destacou que será possível saber quem fez a solicitação da autorização para o abastecimento, facilitando também para quem for fazer o lançamento na Prefeitura de Garça. Também foram instalados aparelhos de GPS em todos os veículos, sendo possível saber, em tempo real, a sua localização.

 

“Algumas vezes o funcionário está em um local que o aparelho celular não tem sinal, ou ele esquece dentro do veículo. Se precisarmos entrar em contato, saberemos exatamente o local onde ele está realizando o serviço. O rastreador foi instalado no mês de agosto, sendo que posteriormente será possível saber quem está na condução do veículo através do sistema”, contou a assistente administrativa.

 

O diretor executivo do SAAE, Ulysses Bottino Peres, afirmou que as medidas fizeram com que os gastos com a frota diminuíssem. Ele explicou que trata-se de um pedido do prefeito João Carlos dos Santos, que pretendia otimizar o trabalho e diminuir os custos com a frota de veículos.

 

“É algo que sempre imaginamos fazer e agora está se tornando realidade. Está mudando o conceito de uso da frota da autarquia, melhorando na questão de manutenção preventiva dos veículos. É um sistema novo que está sendo gradativamente implantado e a cada passo que conseguimos concretizar, vamos aperfeiçoando cada vez mais”, disse o diretor executivo do SAAE.

Fonte: www.garca.sp.gov.br

Enviado por Bruno Manchini em 08/12/2017 14:20:00 (13 leituras) Notícias

O SAAE iniciou mês passado o recadastramento dos consumidores do município de Garça. O trabalho começou pelo Distrito de Jafa. Os fiscais, devidamente identificados com crachás e uniformes, estão fazendo a coleta dos dados. O município possui, aproximadamente, 18 mil consumidores. 

 

Para dar agilidade aos trabalhos, a ficha de atualização é muito simples.  Somente alguns campos terão que ser preenchidos, com um “X” e, caso precise de alteração, há um campo específico de preenchimento para a atualização dos dados do morador e da quantidade de pessoas da casa. Os fiscais também irão cadastrar o tipo de ligação, se está na calçada, no muro ou no cavalete, pois existe um padrão para ligação de água que facilita a medição do consumo.

 

Segundo o diretor executivo do SAAE, Ulysses Bottino, os cadastros da autarquia não são atualizados há muitos anos. “O objetivo é deixar o cadastro em ordem para que possamos ter o perfil real do consumidor. É um pequeno censo também para saber quantas pessoas moram nas residências. Esses dados nos orientarão e darão subsídios para as tomadas de atitudes, melhorias e reforço no abastecimento e no tratamento de esgoto”.

 

Ainda segundo o diretor executivo, em posse dos dados reais, é possível fazer a estimativa de consumo per capta. “O SAAE poderá, inclusive, orientar os consumidores sobre a otimização do uso da água, evitando o desperdício e, por consequência, se beneficiando com a redução de custos. Precisamos como qualquer órgão do poder público, saber qual é a necessidade do cidadão, como poderemos atender melhor, o que poderemos fazer para incrementar o abastecimento e a coleta de esgoto, assim como fornecer a orientação quanto ao consumo consciente”.

Uma urna itinerante também estará a disposição da população nos bairros para o recebimento dos dados cadastrais.

Maiores informações entrem em contato com o SAAE pelo telefone: (14) 3407-2480

Fonte: www.garca.sp.gov.br

  Enviado por Jose Nildo em 06/12/2017 16:27:34 (14 leituras) Licitações

O Edital de Chamada Pública para o credenciamento de instituições bancárias para a prestação de serviços de recebimento das contas de água e esgoto e outras receitas do SAAE, teve alteração nas condições para o credenciamento, no termo de referência e na minuta do contrato.

Design by: XOOPS UI/UX Team