Consumo Consciente. Faça a sua parte

Brasileiro consome, em média, o dobro de água necessário.

Comentários?

SAAE realiza obra de interligação no cruzamento do Sesi (Jd. João Paulo II)

Trânsito no cruzamento da rua Carlos Ferrari, esquina com o Sesi, será interditado, nesta terça-feira, dia 27/07.

Comentários?

COMUNICADO

SAAE realiza testes de setorização na região do Jardim Morumbi I e II, Nova Garça e Jardim José Ribeiro, nesta quinta (22/7)

Comentários?

Sem chuva significativa desde abril, SAAE reforça orientação para uso consciente de água

A situação é crítica. Com chuvas muito abaixo da média desde o mês de abril, o SAAE reforça para a necessidade do uso consciente e racional da água. Dados do monitoramento pluviométrico da autarquia mostram que em abril choveu apenas 27,8 milímetros; em maio, 14,5; em junho, 78,1, este mês não houve registro de chuva e não há previsão de chuvas para os próximos dias.

O baixo volume de chuvas tem sido observado em todo o interior paulista, segundo relatório do Monitor de Secas, divulgado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Alerta emitido pelo Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) e por institutos de pesquisas meteorológicas colocam cinco estados brasileiros, entre eles São Paulo, em situação de emergência hídrica no período de junho a setembro. O déficit de chuvas já é considerado o mais severo dos últimos 50 anos. E, Garça, não está longe dessa realidade, os 782,8 milímetros de chuva acumulados de janeiro até agora são insuficientes para recuperar o período de seca. 

Buscando evitar o desabastecimento, o SAAE colocou em prática ações preventivas de um plano de contingência, com objetivo de se antecipar com medidas estratégicas num possível agravamento da disponibilidade hídrica durante o ano. Antes mesmo da conclusão total de todos os projetos referentes ao poço tubular profundo na região da B1, o SAAE já abriu processo licitatório para locação de bomba para captação de água do Sistema Aquífero Guarani. Além disso, tem realizado testes para melhoria da setorização da cidade com o intuído de monitorar a pressão e a demanda de água por região, e oferecer um sistema de mais eficiente e equilibrado.

A tecnologia também tem sido usada a favor do sistema de abastecimento de água na cidade. O sistema de telemetria adotado pelo Serviço Autônomo de Águas e Esgotos permite a transmissão remota de dados, gerando uma comunicação em tempo real das condições dos principais pontos de captação e reservatórios.

De acordo com o diretor do SAAE, André Pazzini Bomfim, com o risco de um novo e longo período de seca, não é possível descartar a possibilidade de que a cidade também sinta os reflexos dessa crise hídrica. "Estamos nos antecipando e contamos, com a população, para sentirmos de maneira menos severa a estiagem nos próximos meses”, comentou.


Para que a falta de chuva, que pode se tornar ainda mais comum nos próximos meses, tenha seus impactos minimizados, é importante o envolvimento de toda a comunidade por meio do uso consciente do recurso.

DICAS PARA UM CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA

•    Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com o registro aberto, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.

•    Tome banhos curtos. Mantenha o registro desligado enquanto se ensaboa. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.

•   Atenção aos vazamentos. Um buraco de apenas 2 milímetros na tubulação de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.

•    Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso também ajuda na economia.

•    Evite lavar quintais com uso de mangueiras. Caso seja necessário lavar, utilize baldas. A água da máquina de lavar também é uma ótima opção para a reutilização de água.

 

OBS. As informações detalhadas do acompanhamento da situação de seca em todo o país estão disponíveis para consulta no site da ANA - www.ana.gov.br.

 

Comentários?

SAAE inicia obras de perfuração do poço no Jardim Adrianita

Cumprindo o cronograma, o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos -SAAE, deu início em junho às obras de perfuração do poço profundo no Jardim Adrianita. Até a última sexta-feira, 60 metros de profundidade dos 260 previstos já haviam sido perfurados para captação de água do Aquífero Bauru.
De acordo com o coordenador do departamento de Obras e Serviços do SAAE, Gustavo Ricci, a previsão é que os trabalhos estejam concluídos em dois meses. Orçada em R$ 299 mil, a obra está sendo realizada com recursos do SAAE, e visa melhorar a qualidade de abastecimento e de água do bairro. O serviço está sendo executado pela empresa HidroOeste Poços Artesianos, de Andradina.
Importante destacar que o poço profundo era uma reivindicação antiga dos moradores das 62 chácaras e que, nesta gestão, tem recebido atenção especial por meio da administração municipal e do SAAE.
Segundo o presidente da Associação de Moradores do Jardim Adrianita, Jovaldo Mendonça, o novo poço, além de resolver o problema do abastecimento, vai diminuir a perfuração de poços particulares, preservando assim o lençol freático. “Temos a plena convicção de que essa gestão vai possibilitar a vinda de muitos outros recursos, tão importantes quanto esse para essa região”, ressaltou.

ESGOTO - O SAAE informa ainda que já está em andamento o levantamento topográfico no Jardim Adrianita para subsidiar o projeto de rede de esgoto, outra reivindicação antiga dos moradores. “O poço vai resolver um dos problemas desse loteamento de chácaras que convive com sérios problemas há mais de 40 anos. De forma gradual, iremos atender às demandas, garantindo um sistema de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto de esgoto que atenda a toda aquela região”, ressaltou o diretor do SAAE, André Pazzini Bomfim.

 

Na foto da esquerda para direita; o coordenador do departamento de Obras e Serviços do SAAE, Gustavo Ricci, o Diretor da autarquia, André Pazzini Bomfim e o coordenador de Meio Ambiente, Carlos Henrique Stocco Ortolan.

Comentários?
(1) 2 3 4 ... 86 »
Design by: XOOPS UI/UX Team